sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Mais uma vez trago os Leitores Famosos, e desta vez a participante é a Lu Tazinazzo, do blog Aceita Um Leite?. Antes de começar a postagem, efetivamente, preciso dizer que admiro muito o trabalho da Lu, adoro seu blog, acho ela um amor e fiquei muito feliz quando ela aceitou meu convite para participar da coluna.
Bem, vamos conhecer melhor esta querida blogueira?

"Olá, pessoinhas. Sou Luciana Tazinazzo, ou Lu Tazinazzo, ou apenas Lu.

Estou aqui a convite da Came, e me sinto bastante honrada e - cof cof - metida com isso, hehehehe. Acredito que essa iniciativa não é apenas divertida, mas útil porque, se vocês conhecem melhor os leitores/blogueiros, podem entender melhor como pensam e decidir se a opinião desse leitor/blogueiro realmente é interessante para suas vidas.

Bem, desde que a plataforma blog surgiu na internet, eu já me aventurei por ela sob diversos assuntos, mas nenhum foi para frente, por falta de dedicação e conteúdo. Quando decidi fazer meu blog funcionar, resolvi fazer tudo direitinho: nome, layout, conteúdo. Escolhi falar sobre livros porque ler é o que eu mais gosto de fazer (além de comer e dormir), e queria compartilhar minhas considerações.

Meu blog, o aceita um Leite?, surgiu há dois anos e vem se desenvolvendo. Acho que cheguei num formato mais fechado, que me agrada mais e não o vejo mudando muito mais radicalmente do que isso, mas evoluir é sempre bom. Faço meus próprios layouts e procuro montar meu próprio conteúdo, para reduzir ao máximo a utilização de referências de conteúdo alheio. Uma das coisas que eu mais gosto no blog são as entrevistas, principalmente as que fiz com Colleen Houck, Francesca Petrizzo e John Connolly, me senti muito celebridade quando "conversei" com os autores internacionais. Aliás, muita gente me pergunta sobre o nome do blog, e não há exatamente um porquê: eu quis um nome diferente, engraçado, instigante, e como ainda gera curiosidade, acho que foi uma escolha certeira.

Comecei a ler aos 12 anos, efetivamente. Antes disso, preferia ler os paradidáticos da escola e assistir Sakura Card Captors, Tintim, Johnny Bravo, As Meninas Superpoderosas e Chaves e Chapolin. Mas o incentivo a ler Sherlock Holmes por parte de uma amiga e Sidney Sheldon por causa da minha mãe me transformaram numa devoradora de livros. Lembro que, até meus 15 anos, eu não tinha muito dinheiro (eu dava aula particular de acompanhamento escolar e ganhava uma merreca), por isso, só tinha livros de sebo ou emprestados, o que me fez não ler Harry Potter. Tudo bem, tudo bem, me julgue. Mas eu também não gosto da Agatha Christie, nunca tive video game e não vi Star Wars, e nem pretendo. Da minha adolescência, os melhores livros que li foram Se Houver o Amanhã, de Sidney Sheldon e Um Estudo em Vermelho, de Conan Doyle.

Meu humor literário segue fases. Tem hora que sou louca por romances épicos fantásticos, mania que começou com As Brumas de Avalon e me levou a Bernard Cornwell. Adoro Stephen King a qualquer momento, assim como romances da Segunda Guerra Mundial - meu livro preferido é A Menina que Roubava Livros, juntamente com 1984, de George Orwell - e autores mais alternativos, como Chuck Pallahniuk (Clube da Luta e Sobrevivente). Não tenho um gênero literário que amo acima dos outros, mas os livros que mais gosto são os de literatura fantástica e distopias, e apesar de amar AMQRL, meu autor favorito é Neil Gaiman. Ele me viciou no mundo dos quadrinhos (além das HQs de super heróis que eu nunca gostei) e me fez resgatar um amor antigo: Tintim.

Gosto de me envolver em projetos diferentes, por isso meu TCC foi uma revista de incentivo à leitura, e faço parte do clube do livro Pinguins de Prateleira, que se encontra no primeiro domingo do mês na Avenida Paulista (estão convidados!). Ainda tenho a ambição de publicar alguma coisa, pois tenho várias ideias, só me falta um pouco de tempo para colocá-las no papel.

Não gosto muito de romances açucarados como os livros do Nicholas Sparks e semelhantes, prefiro alguns que tenham uma carga de drama maior, por isso chorei um açude lendo A Culpa É das Estrelas. Da literatura nacional, meu autor favorito é, acima de todos, Machado de Assis, seguido por Luís Fernando Veríssimo. Este último me viciou nas crônicas, o que me incentivou a participar de um concurso literário da Aped Editora e publicar uma crônica na antologia Almoço em Família. Minha crônica se chama O Pote de Ervilhas e fala sobre minha bisavó, hoje com 98 anos <3.

Bem, acho que é mais ou menos isso. Eu gosto muito de cinema e de Beatles, ainda sonho em me casar com o Paul McCartney e cantar Livin' on the Edge para o Steven Tyler. Gosto de rock clássico (a maioria das músicas que escuto são bem antigas), mas aceito ouvir qualquer tipo de música, desde que seja boa. Sou fã de Tim Burton e sua dupla dinâmica Johnny Depp e Helena B. Carter, meus filmes favoritos são Clube da Luta, As Brumas de Avalon e Piratas do Caribe e sou totalmente viciada na obra de Charlie Chaplin. Tenho uma fila de leitura de mais de 60 livros, uma coleção de corujas e nenhum espaço sobrando na minha estante. Gosto de comer tudo que engorda e só reclamo que não consigo emagrecer. Ironicamente, sou designer gráfico e web designer e, mesmo assim, não tomo café. Ah, e falei muito mal de Jogos Vorazes, mas comecei a ler, terminei em 3 dias a trilogia e viciei. Esta sou eu."


Mais uma vez obrigada, Lu, por aceitar participar do blog. 

Quer aparecer? Mande uma foto sua com um livro, juntamente com uma descrição sobre você/seu blog e suas preferências literárias para contato@resenhasdeumaleitora.com.brVai ser um prazer postar!

5 comentários:

  1. Adorei o convite, Came, fiquei honrada de verdade! Espero que você tenha gostado e agrade seus leitores. Estou sempre aberta a novas oportunidades, só chamar!!! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Realmente muito obrigada por ter participado. Adorei, mesmo!

      Beijos

      Excluir
  2. Realmente essa coluna é importante para divulgar blogs que demonstrem um conteúdo de qualidade, gostei do visual "clean" do blog da Lu, meus parabéns! É muito bom ter familiares leitores, né? Infelizmente não tenho a mesma sorte, apesar de já ter tentado incentivar a minha mãe e meu irmão (mais novo). Assim como a Lu, cai meio que "do nada" no meio da blogosfera literária. Descobri esse espaço ano passado e desde então visito sempre alguns e faço parte do Leitor Cabuloso. O gosto musical dela é parecido com o meu, a maioria das bandas e cantores que ouço são de antes do ano 2000 xD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!! ja tinha passado pelo blog da Lu, mas vou passar com certeza com mais frequencia!!! muito gente boa!!!!
    Dos gostos literiarios, eu só gosto do Sparks..... mas com o restante, concordo em genero numero e grau!!! rsrsrsr

    muitos bjos p vcs..

    :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Se serve de apoio tb não li HP, mas nem li quando adolescente nem agora como adulta. hahaha
    Agatha é meu xodó qd vejo livros dela vem a compulsão de comprar todos. XD
    Bom mesmo quando tem quem leia na família, no meu caso minha mamis adoora.
    Ainda não li As brumas de Avalon, mas vou tentar agora que vi alguém falando dele. =)
    Bj.

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!